Veja uma breve história da aviação no mundo para dar inicio e entender o porquê que no ar contém regras de voo.
1906: Voo do 14 bis
1918: fim da 1ª Grande Guerra
1919: Convenção de Paris: com o grande papel da aviação na guerra projetos futuros foram elaborados tendo necessidade da criação da Soberania do Espaço Aéreo.
1944: A convenção do Paris precisava de melhorias para demanda atual da época, então foi criando entre 1944 e 1945, a 2ª convenção, chamada de Convenção de Chicago e ela está presente até os dias de hoje.
Obs.: Importante destacarmos que se na prova pedir sobre as cinco liberdades do ar são elas: (abaixo somente no Brasil).
1ª Passagem pacífica
2ª Escala Técnica
3ª 4ª e 5ª Acordo diretamente entre governos para liberdades comerciais
Na Convenção de Chicago foi criada a ICAO – Padronizada Mundialmente
Ela tem duas estruturas – Assembléia (São 188 estados contratantes) e o Conselho (decisões técnicas contêm 36 estados)
A Sede da ICAO localiza-se em Montreal – Canadá
Cada continente tem uma regional.
Obs.: importante lembrar que a Convenção de Chicago foi entre 1944 e 1945 porem deu inicio em 1947.
Resumão
Aeronave interceptada acionar código 7700
Nível de combustível abaixo do exigido é considerado um incidente aeronáutico grave
Em caso de dúvida em relação a uma aeronave caracteriza fase de incerteza
Sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (SIPAER)
APP – cuida das proximidades das aeronaves
Preenchendo velocidade no PLN de Vôo – EX. N0250
Uma aeronave em VFR nunca devera ultrapassar o FL145
Em caso de acidentes poderá ser vasculhada a aeronave se for para salva vitimas, contrario deverá aguardar a autoridade liberar
A aeronave que estiver a direita cederá passagem
Espaço aéreo classe G o avião não precisa comunicar
A EOBT será aceita até o limite de 35 minutos
No Plano de Vôo a velocidade declarada é a VA
Aeródromo cuja pista seja de 800 metros as aeronaves deveram aguardar numa distância mínima de 30M
Quando não houver marcação em uma RWY de 900M ou superior uma aeronave deve manter-se a uma distância mínima de 50M
Denomina-se aeronave ultrapassadora, aquela que se aproxima de outra por trás num ângulo de 70°
Todo aeródromo é SB se houver uma Estação de telecomunicação Aeronáutica
Resumão