Declinação magnética é a diferença entre o Rumo Verdadeiro e o Rumo Magnético. Em Cartas WAC sua plotagem é baseada no Rumo Verdadeiro, porém o avião navega em Rumo Magnético, as linhas isogônicas informam qual a declinação na localidade.
Dica: Se a declinação é "w" basta somar como no exemplo a seguir: RV + Dmg (declinação magnética) = RM
Se a declinação é "E" basta subtrair como no exemplo a seguir: RV - Dmg = RM
RV = 100°
Dmg = 10°W
RM = 100 + 10 = 110°
ou
RV = 100°
Dmg = 10°E
RM = 100 - 10 = 90°
CD (Correção de Deriva) nada mais é do que a quantidade de graus que o avião assume para manter um voo reto no rumo de destino.
Exemplo 1: Durante o voo a aeronave começou a receber ventos de direita, se ele não corrigir o vento começará a deriva-la para esquerda e jamais manterá sua rota.
Corrigindo a proa a aeronave compensa o vento e volta a voar com o rumo do destino.
Dica: Se a correção do "nariz" é feita para a direita somara.
Se a correção do "nariz" é feita para a esquerda subtraia.
Exemplo 2: RV + CD = PV (vento procede de direita)
RV - CD = RV(vento procede de esquerda)
Dica: Se a correção do "nariz" é feita para a direita somara.
Se a correção do "nariz" é feita para a esquerda subtraia.
Exemplo 2: RM + CD = PV (vento procede de direita)
RM - CD = RV(vento procede de esquerda)
Dica: Se a declinação é "w" basta somar como no exemplo a seguir: PV + Dmg (declinação magnética) = PM
Se a declinação é "E" basta subtrair como no exemplo a seguir: PV - Dmg = PM
PV = 100°
Dmg = 10°W
PM = 100 + 10 = 110°
ou
PV = 100°
Dmg = 10°E
PM = 100 - 10 = 90°
DICA: Sempre que pergunta sobre proa bussola basta jogar nessa formula: PM +- DB = PB
DICA: Sempre que pergunta sobre proa bussola basta jogar nessa formula: PM +- DB = PB
- Se DB for para direita deve somar
- Se DB for para esquerda deve subtrair