Relação Interpessoal
Para uma
instrução eficaz, o instrutor deve estar identificado com a auto-realização dos
seus alunos. A Relação Interpessoal trata-se de Atitude Humana e Interação Social.
O instrutor deve respeitar cada
personalidade sem esquecer das diferenças individuais.
Abaixo veremos algumas situais
comportamentais:
·
Dependência:
situação de depender de uma pessoa para alguma realização. Prejudicial ao voo
solo.
·
Interdependência:
comportamento recíproco. Nesta, duas manifestações acontecem.
o Colaboração
o Competição
·
Atração
Interpessoal: Gostamos ou Odiamos
o Benquisto
o Rejeitado
·
Tendência
a associação com outros: divertimento e aprendizagem.
·
Agressão
e Violência: usa-la para conseguir algo.
·
Altruísmo:
Ensinar o bem sem pedir nada em troca.
·
Percepção
Social: Ato de perceber coisas boas apenas em quem gosta e coisas ruim a
quem não gosta.
A Percepção é Influenciada por:
·
Seletividade
perceptiva: Apenas coisas de interesse.
·
Experiência
previa: O que recebeu na formação através de estímulos familiares.
·
Condicionamento:
treino.
·
Fatores contemporâneos:
fatos do momento atual.
·
Defesa
perceptiva: bloqueio a estímulos.
Estímulos que ajudam a
tomada de decisão:
·
Fato: Percebido
e ou acontecido.
·
Julgamento:
sentido conotativo.
·
Suposição:
Antecipação de algo de poderá acontecer ou não.
·
Boato: comentários
que apresentam ambiguidade.
Minimizar os efeitos da SUBJETIVIDADE na
percepção
·
Analise Imparcial.
·
Conhecer o próprio padrão de julgamento.
·
Ouvir opiniões e compara-las.
·
Flexibilidade de pensamento.
·
Diminuir a expressão em emoções.
·
Observação sistemática (ficha de voo).
Canais de percepção:
- Visão: percebe 75%
- Audição: percebe 13%.
- Tato: percebe 6%.
- Olfato: percebe 3%.
- Paladar: percebe 3%.
Recursos Audiovisuais: podem aumentar até 35% a percepção de uma informação.
Combinação adequada: Visão e Audição.
Utilizando somente a VOZ
- Risco: perceber algo diferente do que foi informado.
- Simplificar idéias abstratas.
- Tornar a comunicação objetiva.
- Economizar tempo (explicação longa x modelo; diagrama; desenho, etc.).
Princípios de utilização do recurso audiovisual:
a.
Quando tem objetivo determinado.
b.
Contem somente o indispensável.
c.
Quando não é utilizado para distrair ou agradar.
- Adequabilidade:
a.
Quando está relacionado com o tema.
b.
Tem que estar associado ao nível e tamanha da
audiência.
c.
Relacionado com o ambiente.
- Simplicidade:
a.
Não transformar a apresentação em obra prima.
b.
Tem que ser sucinta.
- Oportunidade:
a.
Utilizado em hora oportuna.
O recurso audiovisual sempre deve ser utilizado pelo instrutor.
Principais recursos audiovisuais empregado na instrução aérea:
-Quadro de giz.
-Flanelógrafo.
-Mural:
a.
Recurso estático.
b.
Apresenta o ÁLBUM SERIADO, ou seja, vários
quadros-murais superpostos.
-Projetor de slides.
-Retroprojetor.
Utilização EFICIENTE:
-Confeccionado par dar SUPORTE.
-Expor somente o tempo necessário.
-Não ficar de costas para a audiência.
-Ter em mãos a ajuda.
-Usar ponteira; laiser, etc.