Instrutor e a Comunicação

Relação Interpessoal

Para uma instrução eficaz, o instrutor deve estar identificado com a auto-realização dos seus alunos. A Relação Interpessoal trata-se de Atitude Humana e Interação Social. O instrutor deve respeitar cada  personalidade sem esquecer das diferenças individuais.

Abaixo veremos algumas situais comportamentais:

·         Dependência: situação de depender de uma pessoa para alguma realização. Prejudicial ao voo solo.
·         Interdependência: comportamento recíproco. Nesta, duas manifestações acontecem.
o   Colaboração
o   Competição
·         Atração Interpessoal:   Gostamos ou Odiamos
o   Benquisto
o   Rejeitado
·         Tendência a associação com outros:  divertimento e aprendizagem.
·         Agressão e Violência: usa-la para conseguir algo.
·         Altruísmo: Ensinar o bem sem pedir nada em troca.
·         Percepção Social: Ato de perceber coisas boas apenas em quem gosta e coisas ruim a quem não gosta.

A Percepção é Influenciada por:

·         Seletividade perceptiva: Apenas coisas de interesse.
·         Experiência previa: O que recebeu na formação através de estímulos familiares.
·         Condicionamento: treino.
·         Fatores contemporâneos: fatos do momento atual.
·         Defesa perceptiva: bloqueio a estímulos.

       Estímulos que ajudam a tomada de decisão:

·         Fato: Percebido e ou acontecido.
·         Julgamento: sentido conotativo.
·         Suposição: Antecipação de algo de poderá acontecer ou não.
·         Boato: comentários que apresentam ambiguidade.

      Minimizar os efeitos da SUBJETIVIDADE na percepção
               
·         Analise Imparcial.
·         Conhecer o próprio padrão de julgamento.
·         Ouvir opiniões e compara-las.
·         Flexibilidade de pensamento.
·         Diminuir a expressão em emoções.

·         Observação sistemática (ficha de voo).


Recursos Audiovisuais

Canais de percepção:
  • Visão: percebe 75%
  • Audição: percebe 13%.
  • Tato: percebe 6%. 
  • Olfato: percebe 3%.                 
  • Paladar: percebe 3%.

Recursos Audiovisuais: podem aumentar até 35% a percepção de uma informação.

Combinação adequada: Visão e Audição.

Utilizando somente a VOZ
  •     Risco: perceber algo diferente do que foi informado.

 O recurso pode:
  • Simplificar idéias abstratas.
  • Tornar a comunicação objetiva.
  • Economizar tempo (explicação longa x modelo; diagrama; desenho, etc.).


Princípios de utilização do recurso audiovisual:
  •  Validade:

a.       Quando tem objetivo determinado.
b.      Contem somente o indispensável.
c.       Quando não é utilizado para distrair ou agradar.
  • Adequabilidade:

a.       Quando está relacionado com o tema.
b.      Tem que estar associado ao nível e tamanha da audiência.
c.       Relacionado com o ambiente.
  • Simplicidade:

a.       Não transformar a apresentação em obra prima.
b.      Tem que ser sucinta.
  • Oportunidade:

a.       Utilizado em hora oportuna.

O recurso audiovisual sempre deve ser utilizado pelo instrutor.

Principais recursos audiovisuais empregado na instrução aérea:

-Quadro de giz.
-Flanelógrafo.
-Mural:
a.       Recurso estático.
b.      Apresenta o ÁLBUM SERIADO, ou seja, vários quadros-murais superpostos.
-Projetor de slides.
-Retroprojetor.

Utilização EFICIENTE:

-Confeccionado par dar SUPORTE.
-Expor somente o tempo necessário.
-Não ficar de costas para a audiência.
-Ter em mãos a ajuda.

-Usar ponteira; laiser, etc.

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