Aprenderemos nesses exercícios a ler cartas e calcular sua navegação IFR devidamente.
Leia com atenção todo o enunciado, lembre-se de verificar cada item comece a fazer a prova sem pressão demore o tempo que for necessário, quando estiver mais treinado comece a cronometrar seu tempo para que possa fazer com tranquilidade e agilidade no dia da Banca.
PORTO NACIONAL - SÃO LUIS
Voo simulado de SBPN – PORTO NACIONAL para SÃO LUIS – MAL CUNHA MACHADO, DCT ARG, daí DCT YTZ e UL540 até RIXOM, daí DCT SLI, no FL310. A alternativa será BELÉM na UW33 no FL260, considerando os seguintes dados:
Aeronave civil da aviação geral......RHBA-91
Decolagem..........................................0930Z
Elevação de SBPN.........................vide carta
RWY em uso.............................................05
VI subida............................................220KT
Razão de subida...................2000’ por minuto
Vento na subida .....................040 com 25KT
Procedimento de subida........saída DENOB 2
Regime de cruzeiro.....................MACH 0.75
Vento no FL310....................030 com 35KT
Vento no FL260....................060 com 40KT
VI nas descidas..................................250KT
Razão de descida................2500’ por minuto
Vento nas descidas................045 com 40KT
Desvio de bússola...........................5 graus E
Consumo horário, por etapa:
Na subida........................10000lbs por hora
No FL310.........................9000lbs por hora
No FL260.........................8000lbs por hora
Nas descidas.....................7000lbs por hora
Abastecimento.................24000lbs por hora
Para o calculo da autonomia mínima utilize as VA dos FL de cruzeiro.
METAR SBPN 100900Z 23004KT 8000 SCT005 BKN080 22/18 Q1015
Cartas a Utilizar..... SID SBPN, IAC SBBE E ERC H4
Para iniciar corretamente passe todos esses dados para um simples esquema como exemplo abaixo:
DICA: QS(quantidade de subida) ou QD(quantidade de descida) = FL - ELEV(ou outro FL)
Fazendo esse desenho esquemático você tem tudo para fazer os cálculos.
INICIANDO EXERCÍCIOS
01. Considerando as distâncias da carta de rota e as VA de cruzeiro, a autonomia mínima será:
(primeira coisa pegue a carta SID e ERC indicada no seu exercício messa e some todas as distâncias)
Veja o exemplo:
A primeira carta é a SID SBPN (saída DENOB 2)
RM= 009 até DENOB 2
Distância de 54nm
Após RM 354 até ARG
Distância de 98nm
Total até ARG = 152nm
De YTZ UL540 até RIXOM RM = 071
após DCT SLI RM = 062
Distância de 261nm
daí UW33 RM = 307 até BELÉM
Distância de 265nm
Distância Total da Rota é de 879nm
Distância Total da Rota sem Alternativa é de 614nm
VAC: ache a temperatura no FL310 ( 31 x 2 = 62; em seguida 22 - 62 = -40 C
Com a temperatura no FL310 de -40 C faça: coloque no seu computador de voo -40 C
indice MACH; o circulo de dentro do computador é o MACH (0.75 numero 75 ) e o de fora é
a VAC (445kt)
VAC2: como você estava no FL310 e vai para o FL260 a diferença ou a QD é de 5000 então
( 5 x 2 = 10; em seguida -40 + 10 = - 30 C
Com a temperatura no FL260 de -30 C faça: coloque no seu computador de voo -30 C
indice MACH; o circulo de dentro do computador é o MACH (0.75 numero 75 ) e o de fora é
a VAC (455kt)
VA media de cruzeiro (VAMED) = 445 + 455 = 900 / 2 = 450KT
Se 450 --- 60 minutos
879 --- X = 117,2 + 45 minutos (extra) = 162 minutos = 02:42
Autonomia mínima de 02:42
02. Durante a subida até DENOB, a MR de PCN
(PORTO NACIONAL) será:
Formula simples para resolver
MM = PM + MR
MM: marcação magnética é RM + 180
PM: proa magnética é PM = RM +- CD
para DENOB RM = 009, Dmg = 20, RV = 349, dv vv = 040/25, VAS = ?
Ache a temperatura media (TMED S) = 22 + (-40) / 2 = -9 °C
Altitude media (ATLMED S) = ELEV + FL310 / 2 = 15950'
VAS = coloque no computador de voo a temperatura media com a altitude media correta, arco de dentro
VIS = 220kt, arco de fora VAS = 284kt
PM = coloque no computador de voo dv vv = 040/25kt, RV = 349 com a VA de 284kt
verificando que a CD(correção de deriva) é de + 4° - PM = 009 + 4 = 013°
Logo
MM é igual a 009 + 180° = 189
MM = PM + MR
MR = 189 - 13
MR = 176°
03. A PM após o bloqueio de ARG será:
Foi passado uma reta DCT ate YTZ, coloque o centro de seu transferido sobre ARG
e veja qual o RUMO MAGNÉTICO esta YTZ que sera a magnética após o bloqueio de ARG
PM = RM +- CD
Falta achar a CD(correção de deriva)
RM = 054°
Dmg = 20°W
RV = 34°
DV VV(cruzeiroFL310) = 030°/35kt
VA = 445
VS = 413kt (centro do grumet após marcação da VA)
CD = 0° (vento é de proa)
Quando o CD for igual a 0 seu proa magnética sera igual seu rumo magnético
PM = 54°
04. Estimou o sobrevoo de YTZ às:
Se ESTIMOU a Velocidade é a VS.
Deve calcular a VS na subida e no cruzeiro até YTZ.
Use novamente aquele esquema que você criou no começo do exercicio
A formula para os tempo nas subidas ou descida é a seguinte:
QS/RS = TEMPO => 30100 / 2000 = 15 minutos até o TOC
Agora calcule a DISTÂNCIA
Para achar a VSS você precisará da VAS. como você ja a encontrou no exercício 02 que é 284kt,
para encontrar a VSS basta colocar todos os dados no computador de voo e o GRUMET SERÁ
a VSS.
VSS = 270kt
Se na subida ela voa 270 para fazer 60 minutos, 15 minutos ela fará: 68nm
Ok você ja sabe onde é seu TOC, marque 68nm da sua decolagem.
DICA: LEMBRE SEMPRE DE ESTAR SEPARANDO SEU PONTO FIXO POR DISTÂNCIA,
ISSO O AJUDA A SEMPRE AGILIZAR SEU TRABALHO
- Das 152nm percorridas até ARG 68nm serão da subida, que terá um tempo diferente do
- De ARG até YTZ irá percorrer mais 201nm, ou seja, seu cruzeiro será de 84 + 201 = 285nm.
- Agora calcule sua VAC(cruzeiro) e em seguida calcule sua VSC(cruzeiro)
- Feito isso, com 413 você percorrerar 60 minutos 285 você percorrerá 41 minuto(cruzeiro)
- 41 + 15 (subida) = 56 minutos somados com a hora de DEP.
0930Z + 56 = 1026Z
05. O consumo de combustível, em libras, ao sobrevoar YTZ, será:
Consumo horário, por etapa:
Na subida........................10000lbs por hora
No FL310.........................9000lbs por hora
Tempo de subida 15 minutos, então:
10000__60
X__15 X = 2500lbs
9000__60
X__41 X = 6150lbs
6150 + 2500 = 8650lbs
06. Do fixo RIXOM resolve manter o FL310 até o sobrevoo
de SLI e daí seguir para a alternativa. O estimado ao atingir
o FL260, após SLI, será às:
DICA: Falou ESTIMADO usar VS
- distância de YTZ até SLI
- calcular o tempo de YTZ até RIXOM e depois SLI - cruzeiro FL310 VS = 413kt
- 413__60 minutos então 261(distância), será = 38 minutos
- 1026Z no YTZ + 38 até SLI = 1104Z
- como o estimado é até o FL260, então calcule o tempo de descida
- QD = 31000 - 26000 = 5000'
- RD = no enunciado
- QD / RD = 5000 / 2500 = 2 minutos
- 1104Z + 2 minutos
Estimou às 1106Z
07. O tipo de entrada na espera e o numero do setor
de aproximação serão, respectivamente:
PARALELA - 1
07. O tipo de entrada na espera e o numero do setor
de aproximação serão, respectivamente:
PARALELA - 1
Tempo padrão 1 minuto
09. Na aproximação final, a radial de BEL mantida
será:
Lembre-se quando falamos de radial o Índice Topo nem sempre é a radial a seguir
DICA: Se você irá bloquear, seta estará TO sua radial é na cauda da seta
Se você se afastar, seta estará FROM sua radial é a mesma do Índice Topo
Aproximação Final RM 207, porém como é TO sua radial sera:
027
DICA: Se você irá bloquear, seta estará TO sua radial é na cauda da seta
Se você se afastar, seta estará FROM sua radial é a mesma do Índice Topo
Aproximação Final RM 207, porém como é TO sua radial sera:
027
10. A altitude mínima de descida , em pés, para pouso
direto na RWY 20, será:
660'
11. Com um velocidade indicada de 135kt na aproximação
final, a razão de descida em pés/min será:
600'
12. Com uma velocidade indicada de 135kt na aproximação
final, a condição de visibilidade mínima, em metros, exigida
para pouso na RWY 20, será:
135kt categoria C
2800 M
13. Se necessário, arremetida será iniciada:
no rebloqueio do VOR BEL