Subsônico < M 0.75
Transônico M 0.75 até M 1.2
Supersônico M 1.2 até M 5
Hipersônico > M 5
MACH
MMO = MACH Máximo Operacional
Toda aeronave tem seu MMO.
Na figura ao lado observamos que,
a mesma esta no M 0.70, sabemos que no extradorso da asa o fluxo de ar acelera, para encontrar com o fluxo que passa o no intradorso, ou seja o MACH no extradorso é maior que no bordo de ataque.
Ao atingir M 0.77 o fluxo aumentou no extradorso, criando um FLUXO SUPERSÔNICO
A. Cria uma onda de choque, onde seu deslocamento é pára traz.
B. Começa a descolar a camada limite.
Ao atingir M = 0.82
C. A onda de choque ficou maior e se deslocou ainda mais para traz, aumentando o desprendimento da camada limite.
D. Fluxo Supersônico é criando no intradorso e seus deslocamento também será para traz.
![]() |
Angulo ou cone de MACH aumenta ou diminui com a velocidade |
Velocidade do som
A velocidade do som é diretamente proporcional a temperatura, vejamos no exemplo:
Se sua aeronave esta mais baixa sua temperatura logo sera maior, sua velocidade também será maior
M = TAS / a (Velocidade do som)
0.7 = TAS / 1260 -> TAS = 882kt
0.7 = TAS / 980 -> TAS = 686kt
Vortex Generation
Sem Vortex Generation
a camada limite se descola
com mais facilidade.
O Vortex Generation
energiza a camada limite
diminuindo o descolamento
do ar.
RESUMO
- DOWN WASH é um fluxo de ar que sai do bordo fuga da asa onde são desviados para baixo.
- TUCK UNDER é a tendencia de picar, sua característica é o CP descolar-se para traz e redução do DOWN WASH.
- PITCH UP é a tendencia de cabrar
- DUTH ROLL é a rolagem sentido a guinada
- ROLL OFF é a rolagem sentido contrario a guinada devido a ALTA VELOCIDADE
- MACH TRIMMER Compensa as tendencias de TUCK UNDER e PITCH UP
- YAW DAMPER corrige o DUTH ROLL
- Estol de compressibilidade ou estol de MACH é devido ao descolamento da camada limite
- O ar é considerado compressível a partir de 250 kt
- Velocidade do som é proporcional a temperatura