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Para fazer a BANCA é necessário relembrar a matéria de conhecimentos técnicos do Piloto Privado

Motores a Reação

Imagine uma bexiga e a mesma encontra-se cheia, ao retirar o dedo de seu bico onde é retido o ar, imediatamente se locomove com bastante velocidade, pois cria uma reação da ação do jato de ar contido dentro dela.

Reator
Responsável por criar um fluxo de continuo de gases, gerando trabalho mecânico.
Sistema de alimentação de combustível
Sistema de partida
Sistema de admissão
Sistema de escapamento
Conjunto de geradores de gases

Tipos de reatores

Estato Jato




Um dos primeiros motores a utilizar esse tipo de reação não tinha nenhuma parte móvel, necessitava de uma velocidade de 250 milhas para admitir
o ar para iniciar o ciclo de funcionamento.






Pulso Jato

Nesse sistema existem laminas, se a pressão interna é baixa elas se abrem, o combustível é injetado, o ar admitindo, as laminas se fecham, pois a pressão aumentou, os gases expulsos  criam o pulso jato.



Turbo Jato





Conhecido também como motor de jato puro, toda sua tração é devido aos gases do escapamento,
tem alta eficiência em grandes altitudes e grandes velocidades, porém consome bastante combustível e nível sonoro elevado.







Turbo Hélice





Um dos motores que tem maior aproveitamento de sua potência, sua tração é obtida através de uma hélice e um sistema de redução.









Turbo Fan


De 30 a 95% da tração produzida nesse motor é pela ventoinha frontal (fan). O conjunto movimenta uma grande quantidade de ar, sendo 80% dessa admissão é um fluxo "by pass", utilizado também para resfriamento do mesmo. O restante é introduzido para gerar os gases, esse efeito proporciona maior tração e menor consumo. Devido a grande inercia do mesmo ele necessita de um certo tempo para reagir a aceleração.



Potência dos Motores a Reação

A potência dos motores Turbo Jato e Turbo Fan, são expressas em libras e kilogramas de empuxo, pois produzem um imenso deslocamento de ar.




A potência dos motores Turbo Hélice é expressar em SHP (shaft horse power), pois a geração de tração ocorre a partir do eixo do motor.





Resumo: Sistema Elétrico

Condutores: é todo material que tem facilidade em trocar elétrons.
Ex.: metal, cobre e ouro.

Resistores: isolantes, tem dificuldade de trocar elétrons.
Ex.: borracha, vidro e etc...

Geradores: são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica.
Ex.: Pilha e bateria.

Corrente elétrica: é um fluxo ordenado de elétrons livres que passa por um condutor. É diretamente proporcional a carga. Sua unidade de medida é Ampére medido pelo amperímetro.



Circuito em Série


Dados apenas para ilustração
Legenda:
  • 12V é a tensão que aquela fonte produz. Sua unidade de medida é "V" (Volts).
  • "i" é a corrente que flui no circuito. Sua unidade de medida é "A" (ampere)
  • R1 e R2 são resistores. Sua unidade de medida é Ohm (ou Letra Omega). 
  • Light é a carga.



Em um circuito em serie seus componentes são ligados um após o outro, a tensão sera dividida entre cada carga, porém sua corrente (I) sera igual em qualquer ponto .



Circuito Paralelo


Dados apenas para ilustração




Em um circuito a corrente (I) sera dividida e a tensão sera a mesma em qualquer ponto.









Lei de Ohm
Obs.: A tensão (V) é inversamente proporcional a corrente (I).

R = V / I
I = V / R
V = R x I

Ex.:
Se a tensão é alta a corrente será baixa
(Subestação de energia tem uma alta tensão com uma pequena corrente).

Se a corrente é alta a tensão será baixa
(Algumas baterias de avião, carro, tem sua tensão de 12 V e a corrente 35 a 60 A (ampere).



Potência Elétrica: é representado por Watt = V (voltagem ) x I (corrente do circuito)







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